🇧🇷🇺🇸Partner – ARBBRA

🇧🇷 A Associação Brasileira de Árbitros e Oficiais de Mesa do Basquetebol (ARBBRA) é uma parceira de conteúdo do site.

🇺🇸 Brazilian Association of Basketball Referees and Score Table Officials (ARBBRA).

Nota: as opiniões emitidas são de responsabilidade do parceiro. Note: opinions issued are the partner’s responsibility.

🇧🇷Entrevista – Larissa Sales

A ARBBRA conversou com Larissa Sales sobre sua promoção para categoria internacional, biênio 2021 – 2023. Confira:

ARBBRA – Como foi para você receber a nomeação de árbitra internacional?

LARISSA – Receber um título de referência no país e no mundo da arbitragem é uma sensação de orgulho e principalmente de gratidão. Primeiro a Deus e minha família, por me guiarem a cada passo que trilhei; também aos meus colegas da arbitragem, amigos e coordenadores que estiveram convivendo, me auxiliando e desenvolvendo o meu potencial a cada etapa.

Acredito que, durante a nossa vida, algumas pessoas iluminadas estão ao nosso lado para sermos melhores e tenho certeza de que eu tenho inúmeras – as quais foram essenciais para que eu chegasse nesse momento.

O momento é de comemoração, porém a preparação que já faz parte dos meus dias deverá continuar. A responsabilidade e compromisso de continuar querendo ser melhor a cada jogo continuará fazendo parte da rotina.

ARBBRA – Apresente a Larissa para o mundo.


LARISSA – Além de árbitro de basquete, também atuo como fisioterapeuta. Depois desse momento que o mundo está vivendo de pandemia, trabalho on-line com meus clientes, com aulas de pilates e treinamento funcional em casa, e assim tento conciliar minha vida de árbitro com a de fisioterapeuta.

Para conseguir conciliar as duas profissões é preciso muita preparação teórica, mental e física. Eu gosto muito de incluir todas em minha rotina, mas a física sem dúvidas é a minha preferida. Algumas modalidades que incluo são treinamento funcional, treino Hiit, corridas, pilates e musculação.

Nos momentos de lazer, que são extremamente importantes para mim, gosto muito de ficar perto da família, amigos e meus cachorros. Um dos lugares que mais gosto de ir é a praia, para colocar os pés na areia para fazer minhas reflexões e buscar novas energias para os demais compromissos dos dias.

ARBBRA – Como você vê essa conquista para você e pra sua região de origem?

LARISSA – A região Nordeste precisa de mais visibilidade e de pessoas que trabalhem o potencial de novos árbitros, e esta nomeação mostra o quanto isso é possível. Sabemos das inúmeras dificuldades que enfrentamos pela falta de investimento no esporte, devido a quantidade de atletas, ginásios e patrocínio, que é precário. No entanto, quando se tem uma federação, coordenadores e principalmente vontade dos oficiais de arbitragem de buscar conhecimento e aprendizagem, o potencial com certeza será observado e desenvolvido.

Espero que mais oficiais, coordenadores e federações da região Nordeste possam buscar suas oportunidades, pois acredito que as portas estão abertas – lembro que o trabalho não é fácil; é necessário compromisso, organização e responsabilidade.

Larissa em quadra. Foto: acervo pessoal

ARBBRA – Quais são seus sonhos dentro da arbitragem?

LARISSA – Acredito que o sonho a gente constrói no trabalho do dia a dia, buscando crescimento dentro e fora de quadra, respeitando e aprendendo com meus colegas de quadra e coordenadores.

Meu sonho hoje é continuar trabalhando e me realizando profissionalmente. Cada vez que visto o uniforme e represento meu estado, minha federação e meu país onde quer que eu esteja, quero poder sempre os representar da melhor forma que eu puder.


Espero ser exemplo para outros oficiais de arbitragem, sobretudo para oficiais mulheres – vocês podem e devem ocupar o espaço que vocês quiserem; acreditem que é possível.


ARBBRA – Quais suas palavras para os árbitros da ARBBRA?


LARISSA – O primeiro passo para alcançar qualquer objetivo na arbitragem é a preparação. Busquem junto a federação local, a coordenação e o apoio da ARBBRA, e tenho certeza de que este primeiro passo será muito importante.

A maioria das pessoas que observei ao longo desse caminho na arbitragem é que elas querem chegar no objetivo principal, mas não querem passar pelo processo.


E vou ser bem sincera: faz parte do processo dor, erro, acerto, choro, conquista, noites sem dormir, pessoas que querem atrapalhar teu processo, situações que te fazem desistir, pessoas que vão te acolher e te colocam para o alto (são poucas, mas existem) e momentos de extrema alegria.

Se você estiver disposto a passar pelo processo e esses foram alguns dos inúmeros exemplos que poderia citar os quais passamos na arbitragem, você já começou com pontos positivos, pois o processo fará toda a diferença em sua trajetória. Acredito que com Deus, família e amigos tudo é possível.
Prepare-se, acredite e nunca deixe de sonhar!

🇧🇷🇺🇸 Novidade no ar

A Diretoria da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ÁRBITROS E OFICIAIS DE MESA DO BASQUETEBOL – ARBBRA, fecha uma parceria com a ÁRBITROS NBA, com intuito de divulgação de conteúdos e notícias referente a arbitragem nacional e internacional.

Muito obrigado, ÁRBITROS NBA, por acreditar no nosso trabalho e fechar essa parceria de sucesso.

3/8/21

We have some news!

ARBBRA – BRAZILIAN ASSOCIATION OF REFEREES AND BASKETBALL SCORE TABLE OFFICERS’ board closes a partnership with ÁRBITROS NBA, intending to disseminate content and news regarding national and international refereeing.

Thank you very much, ÁRBITROS NBA, for believing in our work and closing this successful partnership.

8/3/21

%d blogueiros gostam disto: