Por Alice Barbosa, jornalista e fundadora do Árbitros NBA
A NBA divulgou nesta segunda-feira (11) que o ex-jogador e analista da ESPN Richard Jefferson estará em quadra hoje como árbitro em uma partida da Summer League, em Las Vegas.
Segundo o comunicado da liga, “Richard Jefferson apitará o segundo quarto do jogo entre New York Knicks e Portland Trail Blazers após participar de reuniões diárias da arbitragem do evento. Um ex-jogador que se tornou parte da equipe da ESPN, Jefferson vivenciou como os árbitros da NBA preparam-se para as partidas e mostram em quadra seu conhecimento. Depois, ele fará parte da transmissão no intervalo para falar sobre a experiência”.
Com a NBA cada vez mais tentando conquistar novos públicos e manter sua audiência sobretudo entre faixas etárias mais jovens, a empreitada de RJ não causa estranheza. Contudo, a Summer League é mais do que o espetáculo de estrelas das quadras e outras celebridades frequentando os jogos de novatos, jogadores em recuperação física ou de membros do banco – ela é um celeiro de talentos para a arbitragem.
Muitos dos profissionais que hoje estão nas escalações dos jogos da NBA como oficiais de dedicação exclusiva já passaram pelo evento. Oficiais estrangeiros também veem na Summer League uma oportunidade de mostrarem seu talento para um dos “olheiros” da liga, árbitros com mais de dez anos de experiência que assistem aos jogos e passam tudo o que viram para a coordenação da arbitragem da NBA.
Os árbitros recém-contratados pela G League participam da Summer League, além de outros treinamentos destinados a capacitar os novos talentos para um eventual futuro na NBA ou WNBA.

E os árbitros que assistem aos jogos não somente cumprem a função de observadores, mas também de mentores. Em 2016, Eric Lewis, que atualmente conta com 18 temporadas na NBA, foi um dos coachings dos oficiais da Summer League. “É meu trabalho fazer com que eles sejam contratados. Estou focado no que posso fazer para ajudá-los a melhorar e ganharem esse emprego”, disse ele a AP, na época.
Foto de destaque: Getty Images