Fátima Aparecida da Silva é um dos principais nomes da história da arbitragem no Brasil – e a polivalente profissional quer mais. Nesta semana, foi lançado oficialmente pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching) seu segundo livro, Como Mudar Sua Vida, uma coautoria em parceria com José Roberto Marques, coordenador editorial da publicação, responsável pela organização dos textos. Ele é o CEO e fundador do instituto, além de ter mais de 63 livros publicados em seu currículo.

Sua primeira experiência literária havia sido uma publicação técnica sobre basquete, voltada para os professores da rede estadual de São Paulo. Agora, com o novo livro, Fátima realiza um sonho – o de concretizar no papel algumas de suas experiências pessoais e profissionais.
Nesta primeira coautoria, ela relata algumas vivências, sem deixar de lembrar das pessoas que estiveram presentes nos momentos fundamentais de sua carreira – anjos, como Fátima os denomina.
Um sentimento e aprendizado incrível, que me levou ao autoconhecimento e ressignificação de muitas coisas. Entregar um texto e recebê-lo em um livro, com sua história registrada… Participar de um lançamento; tudo novo e maravilhoso. Sentimento indescritível.
Fátima Aparecida da Silva
Em maio de 2021, numa entrevista para o site, ela já relatava a necessidade criativa e também profissional do árbitro buscar outros caminhos na carreira e se arriscar em outras áreas:
Árbitros NBA: o caminho para o futuro de um profissional de arbitragem pode ser fora das quatro linhas, com essas empresas de gestão esportiva e eventos?
Fátima: com toda certeza. Muitas vezes, durante a carreira, o oficial precisa se ausentar por alguns dias e nem todas empresas permitem. Assim, o empreendedorismo é uma excelente opção. Conseguimos conciliar e gerenciar as duas funções, além de auxiliarmos outros oficiais a trabalharem e também abrindo portas, pois nem todos estão nas competições oficiais como Campeonato Paulista (FPB), outros nacionais ( NBB, CBA, LBF) ou internacionais ( BCLA, Sul-Americanos, etc).
Foto do destaque: arquivo pessoal.