Por Alice Barbosa, jornalista e CEO do Árbitros NBA
82 jogos. Esta foi a quantidade de disputas divulgadas em agosto pela NBA para a temporada 2021/22. As partidas do período regular acontecerão de 19 de outubro a 10 de abril, e uma das especificidades será que nenhuma franquia jogará quatro jogos em cinco dias. Esta será a quarta temporada consecutiva de 82 jogos com essa restrição.
Ainda em pandemia e com 10 partidas a mais do que no período anterior, a estrutura da arbitragem para esta temporada terá que contar com uma logística especial. Os 72 jogos de 2020/21 tiveram à disposição 73 árbitros de dedicação exclusiva, além do grupo de seis dos chamados non-staff, profissionais que ainda dividem seu tempo em outras ligas estadunidenses como WNBA e G League.
Porém, muitos profissionais, dentre esses 73, não participaram da temporada, por questões de saúde não divulgadas pela NBA. No fim de janeiro de 2021, por exemplo, eram cinco os árbitros afastados. Apenas as lesões de J.T. Orr e Kane Fitzgerald foram de conhecimento público, por terem se lesionado durante partidas. Dos dois, apenas Fitzgerald voltou às quadras. Já Orr apenas retornou para o Replay Center.
Nesta temporada, pelo menos é certo que dois árbitros não estarão disponíveis para os jogos. Tony Brown está afastado para tratamento de um câncer pancreático, e seu retorno ao trabalho é dado como incerto pela liga. Brown já era um árbitro que atuava na primeira posição, a de crew chief.

A outra baixa é a de Ashley-Moyer Gleich, que, segundo foto postada por outra árbitra da NBA, Jenna Schroeder, está grávida. A imagem, publicada no Instagram de Jenna no último domingo (12), é acompanhada de uma legenda que deixa a entender que o bebê de Ashley, inclusive, já poderia ter nascido.
