82 jogos da NBA – e quantos árbitros?

Por Alice Barbosa, jornalista e CEO do Árbitros NBA

82 jogos. Esta foi a quantidade de disputas divulgadas em agosto pela NBA para a temporada 2021/22. As partidas do período regular acontecerão de 19 de outubro a 10 de abril, e uma das especificidades será que nenhuma franquia jogará quatro jogos em cinco dias. Esta será a quarta temporada consecutiva de 82 jogos com essa restrição.

Ainda em pandemia e com 10 partidas a mais do que no período anterior, a estrutura da arbitragem para esta temporada terá que contar com uma logística especial. Os 72 jogos de 2020/21 tiveram à disposição 73 árbitros de dedicação exclusiva, além do grupo de seis dos chamados non-staff, profissionais que ainda dividem seu tempo em outras ligas estadunidenses como WNBA e G League.

Porém, muitos profissionais, dentre esses 73, não participaram da temporada, por questões de saúde não divulgadas pela NBA. No fim de janeiro de 2021, por exemplo, eram cinco os árbitros afastados. Apenas as lesões de J.T. Orr e Kane Fitzgerald foram de conhecimento público, por terem se lesionado durante partidas. Dos dois, apenas Fitzgerald voltou às quadras. Já Orr apenas retornou para o Replay Center.

Nesta temporada, pelo menos é certo que dois árbitros não estarão disponíveis para os jogos. Tony Brown está afastado para tratamento de um câncer pancreático, e seu retorno ao trabalho é dado como incerto pela liga. Brown já era um árbitro que atuava na primeira posição, a de crew chief.

Tony Brown, que está em tratamento contra um câncer no pâncreas. Foto: divulgação/NBA

A outra baixa é a de Ashley-Moyer Gleich, que, segundo foto postada por outra árbitra da NBA, Jenna Schroeder, está grávida. A imagem, publicada no Instagram de Jenna no último domingo (12), é acompanhada de uma legenda que deixa a entender que o bebê de Ashley, inclusive, já poderia ter nascido.

Lauren Holtkamp, Ashley Moyer-Gleich e Jenna Schroeder: três oficiais da arbitragem fixa da NBA. Foto: IG/Jenna Schroeder

Publicado por Alice Barbosa

NBA journalist and writer. Árbitros NBA creator, website/social media about NBA refereeing. ECB editor. Jornalista e escritora, criadora do projeto Árbitros NBA (site, Twitter e Instagram). Editora no Esporte Clube Basquete. Periodista y escritora, creadora del proyecto Árbitros NBA (sitio web, Twitter e Instagram). Editora en Esporte Clube Basquete. @aliceviralata @arbitrosnba

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: