Conheça o Referee Fitness Pro, programa de treinamento para árbitros

Por Alice Barbosa, jornalista e CEO do Árbitros NBA

O Referee Fitness Pro é uma iniciativa de três profissionais ligados à arbitragem, que perceberam a necessidade de se desenvolver no Brasil um programa de condicionamento físico específico para árbitros. Gregório Lelis, Ramiro Inchauspe e Pablo Barbian são coordenadores do Controle de Aptidão Física da Confederação Brasileira de Basquetebol – CBB, e agora dividem sua experiência na área fitness para quem desejar aprimorar e otimizar seus treinamentos.

O programa conta com um cronograma de treinamento, que envolve atividades de força, corrida, pilates, flexibilidade e recuperação. O assinante poderá acessar os módulos através de qualquer dispositivo eletrônico, inclusive palestras sobre temas ligados ao bem-estar.

Lelis enfatiza que um condicionamento físico adequado para a função é essencial para o desempenho do profissional dentro das quatro linhas. “Tanto para o iniciante quanto para um árbitro experiente, um bom condicionamento físico é fundamental para que o árbitro tenha controle das decisões do jogo, especialmente em momentos de tensão e situações de conflito.”

Imagem: divulgação Referee Fitness Pro e Árbitros NBA.

Já Barbian, fisioterapeuta, ressalta que o programa traz como maior benefício a criação de uma rotina de treinamentos desenvolvida especialmente para a demanda física do árbitro, que possui uma mecânica de movimento particular. “A plataforma foi criada com o objetivo de estimular todos os árbitros a seguirem uma rotina de treinamento, a qual é específica para a modalidade. Inicialmente identificamos uma dor em muitos árbitros, que era a falta de um programa de treinamento específico para a modalidade. Muitos treinavam por conta própria; porém, como a grande maioria não tinha conhecimento específico, acaba esquecendo de outras capacidades físicas as quais o árbitro necessita treinar.” Ele frisa outros atrativos do programa, como orientações sobre nutrição e como lidar com a pressão da profissão.

Ramiro Inchauspe conta que a plataforma facilita a utilização da mecânica de arbitragem, fundamental para melhorar o posicionamento em quadra. E cita a importância dos profissionais terem este tipo de acompanhamento a fim de evitarem lesões. “Muitos árbitros treinam por conta, muitos ainda com aquela coisa de que só preciso correr para passar no teste físico. Eles não treinam demandas que vão prevenir lesões.”

Conheça mais casos de empreendedorismo realizados por árbitros clicando nos links 1, 2 e 3.

Imagem de destaque: divulgação/Referee Fitness Pro.

Publicado por Alice Barbosa

NBA journalist and writer. Árbitros NBA creator, website/social media about NBA refereeing. ECB editor. Jornalista e escritora, criadora do projeto Árbitros NBA (site, Twitter e Instagram). Editora no Esporte Clube Basquete. Periodista y escritora, creadora del proyecto Árbitros NBA (sitio web, Twitter e Instagram). Editora en Esporte Clube Basquete. @aliceviralata @arbitrosnba

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: