Foi falta? Árbitros da NBA explicam regras nas redes sociais

Por Alice Barbosa, jornalista e CEO do Árbitros NBA

As regras do basquete podem, por vezes, não serem 100% conhecidas pelos fãs. Muitos apaixonados pela bola redonda questionam, durante uma partida, se um determinado lance foi falta ou não.

Com o intuito de diminuir essas dúvidas e de aproximar os profissionais da arbitragem dos espectadores, a Associação de Árbitros da NBA (NBRA), na semana passada, postou explicações sobre algumas faltas. Muitos dos lances esclarecidos foram solicitados por fãs, através deste pedido da organização:

“Há uma marcação de falta da temporada 2020/21 que você quer ver esclarecida? Responda a esse tweet informando-nos o jogo e o lance em questão, ou coloque um vídeo, e responderemos de acordo com a regra”. O tweet, publicado em 12 de agosto, teve, até o fechamento desta matéria, 144 likes e 122 respostas.

A primeira dúvida postada foi sobre uma jogada da partida entre Los Angeles Lakers e Golden State Warriors, em 19 de maio, durante o torneio de play-in. O embate teve a vitória da franquia angelina por 103 a 100. A questão levantada foi sobre a não marcação de uma falta para o banco dos Lakers, aos 37 segundos para o encerramento do jogo.

A explicação da associação de árbitros veio em seguida. Faltas técnicas somente poderiam ser dadas aqui se um jogador cometesse a chamada “carga” ou se alguém fizesse contato com o arremessador durante seu tiro. Carga, tocar no arremessador, acenar com uma toalha ou algo semelhante é ILEGAL e passível de falta técnica. Pela regra, bater palmas ou gritar com um arremessador não justifica uma falta técnica.

Além do Twitter da NBRA, vídeos explicativos podem ser consultados no site da NBA dedicado à arbitragem. Na página Points of Education (Pontos de Educação), quem acompanha o basquete encontra diversos vídeos com análises e respostas sobre marcações de falta.

Foto de destaque: YouTube.

Publicado por Alice Barbosa

NBA journalist and writer. Árbitros NBA creator, website/social media about NBA refereeing. ECB editor. Jornalista e escritora, criadora do projeto Árbitros NBA (site, Twitter e Instagram). Editora no Esporte Clube Basquete. Periodista y escritora, creadora del proyecto Árbitros NBA (sitio web, Twitter e Instagram). Editora en Esporte Clube Basquete. @aliceviralata @arbitrosnba

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: