Árbitro brasileiro Guilherme Locatelli na final

Árbitro brasileiro
Por Alice Barbosa, jornalista e CEO do Árbitros NBA

O árbitro brasileiro Guilherme Locatelli entrará mais uma vez na quadra da Saitama Super Arena, o palco olímpico do basquete nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Desta vez, o desafio na carreira do profissional de 39 anos, da Federação Catarinense de Basketball, será arbitrar a final entre França e Estados Unidos. Esta será sua sexta escalação nestes jogos – todas elas na primeira função de arbitragem, a principal.

Locatelli, que mais uma vez será o crew chief da equipe, terá o apoio dos experientes Ademir Zurapovic, da Bósnia e Herzegovina, e Michael Weiland, representando o Canadá. Guilherme já dividiu a quadra, nesta olimpíada, com o canadense por duas ocasiões. Em uma delas, ainda na fase de grupos, ocorreu o exato confronto destas finais entre estadunidenses e franceses – com a vitória da França por 83 a 76.

Com Zurapovic será a segunda vez neste evento em Tóquio. Os dois fizeram parte da equipe de arbitragem do jogo entre Espanha e Argentina, em 27 de julho, quando os espanhóis ganharam da seleção da América do Sul por 81 a 71.

Além de Guilherme, o Brasil tem mais representantes nas terras japonesas durante a Olimpíada de Tóquio – outro profissional árbitro brasileiro é destaque. Andreia Regina Silva vem sendo uma constante nas partidas de basquete olímpicas. A atuação brasileira nas chaves feminina e masculina corrobora o desenvolvimento da qualidade da arbitragem nacional. Centros de treinamento, associações e federações, a cada dia, investem em treinamentos para capacitação profissional de novos profissionais e daqueles já com experiência.

Foto de destaque: Folha de Coqueiros.

Publicado por Alice Barbosa

NBA journalist and writer. Árbitros NBA creator, website/social media about NBA refereeing. ECB editor. Jornalista e escritora, criadora do projeto Árbitros NBA (site, Twitter e Instagram). Editora no Esporte Clube Basquete. Periodista y escritora, creadora del proyecto Árbitros NBA (sitio web, Twitter e Instagram). Editora en Esporte Clube Basquete. @aliceviralata @arbitrosnba

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: