Final do NBB pela primeira vez terá duas árbitras em quadra

Nesta segunda-feira (24), acontece o segundo jogo das finais do NBB entre São Paulo e Flamengo. O trio de arbitragem será formado por Cristiano Maranho, Andreia Regina Silva e Maria Cláudia Comodaro*. É a primeira vez que duas mulheres oficiarão juntas uma final do NBB – quando a organização do campeonato era da CBB, isso também ainda não havia ocorrido.

Flávia Almeida, Coordenadora de Arbitragem da Liga Nacional de Basquete, foi a primeira a apitar a final do Masculino Adulto da CBB, em 2008, e também a pioneira em oficiar a final do NBB, na temporada 2010/2011.

Flávia foi pioneira nas finais masculinas. Foto: Maringá Post.

Para Andreia, que trabalhou na final do NBB de 2018/2019 e estará nas Olimpíadas de Tóquio, e foi a primeira mulher a ter a licença black da Federação Internacional de Basquete – FIBA -, a ocasião marca uma importante conquista, porém ela ressalta que a presença das duas é 100% de caráter técnico:

É uma vitória para a arbitragem feminina. Uma barreira sendo quebrada. Mas precisamos apresentar uma excelente qualidade técnica… Não estamos aqui por sermos mulheres, mas por termos condições para isso.

 

Andreia estará oficiando os jogos em Tóquio. Foto: Globo Esporte.

Maria Cláudia Comodaro ressalta a importância da representação feminina na arbitragem, citando que essa escalação inspirará outras mulheres a buscarem a profissionalização no ramo da arbitragem:

Primeiro estou muito feliz, não só por mim, mas por tudo que isso representa. São muitos anos de estudo, treinos e lutas sendo recompensados e mostrando que todo trabalho vale a pena. Muitas mulheres me serviram de inspiração pra chegar até aqui, então minha maior alegria e desejo é que isso também sirva de inspiração pra tantas outras, mostrando sempre que é possível a mulher ocupar qualquer lugar sim! Agora é focar no jogo e dar o nosso melhor! Lutar como uma mulher!

Maria Cláudia estará em quadra hoje na final do NBB. Foto: Viva o Basquete.

*Completam a escalação técnica as oficiais de mesa Julie Marques, Aline Miranda e Isabela Valentim. Como representante, Fernando Wayand Souto, e no replay, Gabriel Signorelli Balthazar.

Publicado por Alice Barbosa

NBA journalist and writer. Árbitros NBA creator, website/social media about NBA refereeing. ECB editor. Jornalista e escritora, criadora do projeto Árbitros NBA (site, Twitter e Instagram). Editora no Esporte Clube Basquete. Periodista y escritora, creadora del proyecto Árbitros NBA (sitio web, Twitter e Instagram). Editora en Esporte Clube Basquete. @aliceviralata @arbitrosnba

2 comentários em “Final do NBB pela primeira vez terá duas árbitras em quadra

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: