Equipe, que surpreendeu em 2020 chegando nas finais da NBA, tem chances de repetir o feito em 2021?
Por Luis Fernando Julio, do canal SwishTV BR
Em 2020, após uma sólida campanha de 44 vitórias e 29 derrotas, a equipe do Miami Heat chegou aos playoffs sem grandes expectativas. O time, liderado por Jimmy Butler, Bam Adebayo – que naquela altura já era visto como uma estrela em ascensão -, e Tyler Herro, que vinha de um excelente final de temporada regular, era uma equipe que teria totais condições de fazer uma boa pós-temporada, porém ninguém apostaria que seriam finalistas da NBA.
Um fato interessante da campanha do Miami naqueles playoffs é que em nenhuma série que disputou, o time era o claro favorito. Contra o Pacers, muitos diziam que o Indiana poderia ganhar devido a sua boa defesa – e no final o Heat venceu por 4-0. Com o Milwaukee Bucks, as chances do Miami eram mínimas, já que enfrentariam o time que liderou o Leste e que tinha o MVP e DPOY do ano ( Giannis Antetokounmpo). A equipe de Eric Spoelstra dominou totalmente a série e venceu por 4-1.
Na final da conferência, ao enfrentar o forte Boston Celtics, venceu com muita autoridade por 4-2. Na final, não passou pelo Los Angeles Lakers, porém foi uma campanha incrível e totalmente surpreendente. Mas será que isto pode se repetir?
A equipe manteve sua base de 2020, porém se reforçou bem durante a temporada, adquirindo nomes como Andre Iguodala e Trevor Ariza. Os dois jogadores trouxeram, além de qualidade técnica, uma experiência importante para o desenvolvimento dos jovens Herro e Adebayo.
Mesmo sofrendo com lesões durante todo o ano, principalmente de Butler e Adebayo, o time fez uma temporada muito sólida de 39 vitórias, mantendo-se entre os seis primeiros no leste – porém abaixo do projetado para um atual vice-campeão. Mas, devido aos problemas, a temporada pode ser considerada satisfatória.

Após o período regular, algo que se repete novamente na conferência Leste é a falta de confiança e expectativa para o Miami nos playoffs. Em projeções dos favoritos, vemos sempre Philadelphia 76ers, Brooklyn Nets e Bucks despontando – basicamente, ninguém sequer pensa em colocar o Miami como favorito, o que pode ser um grande erro.
Equipe revigorada
O Heat chega muito mais pronto e completo para essa pós-temporada do que no ano anterior. Butler vem de sua melhor temporada individual, assim como Adebayo, que é claramente um dos pivôs mais versáteis da liga e um dos melhores defensores de toda a NBA. E conta com um elenco muito mais versátil, com Trevor Ariza, Andre Iguodala, Kendrick Nunn, Herro e Goran Dragic na rotação. Ou seja: como o time que foi vice-campeão na ultima temporada chega melhor para essa e não é considerado favorito na sua conferência?
Mesmo enxergando realmente 76ers, Bucks e Nets como times mais fortes e com uma temporada melhor do que o Heat, eu jamais subestimaria esse time, pois durante a temporada conseguimos ver uma evolução gigantesca ofensiva, além de uma manutenção muito bem feita da excelente defesa da equipe. Então, para quem duvida que o Miami possa repetir o feito do ano anterior e surpreender a todos nos playoffs, eu aconselharia a pensar melhor, pois jamais duvidaria de um time tão forte e tão casca grossa como o Miami Heat de 2021.