Boa forma física – a importância para árbitros

Por João Vital, estudante de Medicina na Universidade Federal de Rondonópolis

Boa forma física – a temporada regular da NBA tem se encaminhado para o fim, e a carga de jogos na próxima semana será enorme para finalizá-la. É comum debatermos o quanto essa temporada vem sendo prejudicial para os atletas, com diversas estrelas ficando por meses fora da competição. Mas não são apenas os jogadores que vêm sofrendo com a desgastante temporada. A arbitragem, com menos recursos e poderio financeiro que as franquias, vem tendo grandes dificuldades de se manter saudável nesse período. 

A pandemia está a cada dia mais controlada nas terras de Tio Sam, mas trouxe uma série de afastamentos do corpo de arbitragem das quadras. Com isso, cada vez mais partidas têm contado com um quadro de arbitragem jovem e com breve experiência na NBA, o que deixou alguns gerentes das franquias descontentes, como relatado aqui.

Sem contar que, com a Síndrome Pós-Covid, muitos dos que se contaminam com a doença sofrem uma série de agravos que podem atrapalhar o desempenho físico destes profissionais, como falta de ar, dores nos membros inferiores e problemas cardíacos, que podem encerrar a carreira de árbitros e atletas. Ainda há também dificuldades em se comunicar, para raciocinar e de memória. 

Passados todos os problemas com os que tiveram ou foram expostos a pessoas com Covid-19, aqueles que não foram afastados passam a sofrer com a sobrecarga de trabalho e viagens para conseguir suprir a ausência dos companheiros. Lesões passaram a ser cada vez mais comuns no meio da arbitragem, o que levou a sobrecarregá-los ainda mais. 

Os manuais das federações de basquete sempre destacam a importância dos árbitros em se manterem em forma, sobretudo no basquete atual, que é mais dinâmico que o de outrora. Para isso, recomendam a prática de alguns exercícios pré-jogo, a fim de evitar, ou pelo menos reduzir, os riscos de lesões. Além disso, ressaltam que a prática de atividade física além das funções de arbitragem é de suma importância para a saúde mental, extremamente necessária para sua função. 

Courtney Kirkland corre em uma partida. Foto: MLive.com

Uma das articulações mais acometidas são os joelhos. A sobrecarga é gerada pela movimentação lateral, sobretudo pelas mudanças de direção frequentes que um árbitro de basquete tem de fazer para estar bem-posicionado na quadra. Para isso, deixaremos uma dica* de exercícios que pode auxiliar a desenvolver a musculatura da perna para essas mudanças rápidas de direção. 

Primeiro você vai realizar um alongamento: 

  • Com as costas retas e as pernas juntas, dobre uma das pernas para trás segurando no pé por 1 minuto, repita com a outra perna e se necessário se apoie em uma parede. 
  • Estique a perna e mantendo o calcanhar no chão, eleve a ponta do pé e tente alcançar com a ponta dos dedos e mantenha por 1 minuto. Repita com a outra perna. 
  • Com as pernas ligeiramente abertas, dobre o corpo para a frente, tentando tocar com as pontas dos dedos nos pés, também durante 1 minuto.

Após o alongamento, realize a seguinte sequência de exercícios:

  • 3 passos para um lado e 3 passos para o outro lado
  • 2 passos para um lado e 2 passos para o outro lado
  • 1 passo para um lado e 1 passos para o outro lado

Repita a sequência por três vezes. Com esse exercício e com os alongamentos, você poderá fortalecer os músculos da perna e acostumar o corpo com as mudanças de movimento. Esses exercícios são recomendados para árbitros e atletas, independente da modalidade. 

*Antes de realizar qualquer atividade física, procure um profissional especializado. Não faça nenhum exercício sem o acompanhamento necessário.

Foto do destaque: Detroit Free Press.

Publicado por Alice Barbosa

NBA journalist and writer. Árbitros NBA creator, website/social media about NBA refereeing. ECB editor. Jornalista e escritora, criadora do projeto Árbitros NBA (site, Twitter e Instagram). Editora no Esporte Clube Basquete. Periodista y escritora, creadora del proyecto Árbitros NBA (sitio web, Twitter e Instagram). Editora en Esporte Clube Basquete. @aliceviralata @arbitrosnba

2 comentários em “Boa forma física – a importância para árbitros

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: