Damian Lillard e Portland : o fim de um casamento?

Coluna Fala Luis
Rumores sobre possível saída do astro crescem mais a cada dia que passa

Por Luis Fernando Julio, do canal SwishTV BR

Em 2012, a franquia do Portland Trail Blazers buscava se consolidar como uma força na conferência Oeste. O time, que já contava com o ala-pivô LaMarcus Aldridge, precisava de uma segunda liderança. Um jogador capaz de mudar o rumo do time, e foi com essa esperança que Damian Lillard chegou à equipe de Portland. Mesmo longe de ser um dos nomes mais badalados daquela classe, que contou também com Bradley Beal e Anthony Davis, Damian foi o principal calouro daquela temporada, onde conquistou o prêmio de Novato do Ano, e consequentemente fez com que a torcida pudesse sonhar com um futuro de vitórias para o time.

LaMarcus e Lillard: dupla de peso no Portland de antigamente. Foto: Blazer’s Edge.

Anos mais tarde, LaMarcus Aldridge abandonou o projeto do Blazers e se juntou ao poderoso San Antonio Spurs, fazendo com que toda a responsabilidade de carregar Portland a vitórias caísse nos ombros de Damian Lillard. Pressão e cobranças nunca foram coisas que atrapalharam Lillard – muito pelo contrário. Sempre se pareceu que quanto maiores as expectativas e desafios, mais o armador jogava. Porém, é fato que seu time nunca conseguiu acompanhar seu nível de excelência, e ano após ano Damian via cada vez mais distante a possibilidade de ser campeão do melhor basquete do mundo.

Em 2019, Damian Lillard teve fortes esperanças de se ver em uma final da NBA, muito por conta do nível impressionante que teve nos playoffs daquela temporada, onde fez atuações inesquecíveis contra Oklahoma City Thunder e Denver Nuggets. Porém, ao se deparar com o forte Golden State Warriors, vimos que as fraquezas de Portland não conseguiriam mais ser mascaradas pelas atuações maravilhosas de seu armador. Em 2020, Lillard se manteve em altíssimo nível, mas novamente sem sucesso coletivo, e a temporada atual nos dá a impressão que tudo irá se repetir, já que com médias de 28,6 pontos e 6,6 rebotes, Damian poderia tranquilamente brigar para o prêmio de MVP. Mas novamente seu time, que ocupa atualmente a sexta colocação, não dá o menor sinal de que poderá brigar por algo maior do que uma semifinal de conferência.

Devido a tudo isso, os rumores sobre um possível pedido de troca de Damian Lillard têm crescido de forma gigantesca. Muitos jornalistas apontam um forte desapontamento dele com seu time, algo que é totalmente justificável, e prováveis destinos já se mostram muito plausíveis para o All-Star. New York Knicks e Los Angeles Lakers são os que possuem mais força, principalmente a franquia de Nova Iorque, que com um excelente basquete apresentado nessa temporada, poderia ter em Lillard a peça que falta para voltar aos tempos de glória.

Particularmente eu não acredito que o armador pediria uma troca, muito por conta do respeito e amor que ele possui com a cidade, mas essa é uma opinião dada com a razão. Pois, se eu utilizar minha emoção como guia, diria que Damian Lillard deveria sim buscar um novo time, um que o dê a real possibilidade de chegar ao máximo que pode; uma franquia que lhe dê a visibilidade que sempre mereceu, já que suas recentes temporadas, se fossem feitas em outra equipe, com toda a certeza teriam um impacto muito maior dentro da NBA.

É fato que Portland busca uma nova perspectiva – a demissão do treinador Terry Stotts já foi divulgada e será feita ao fim da temporada. Seria esse o início de uma reconstrução? E será que a saída de Damian Lillard faz parte desta nova fase do Blazers? Eu não acredito muito nessa saída, mas a NBA é mestra em surpreender os fãs com negociações totalmente inesperadas. Veremos se este será mais um caso de uma estrela buscando um novo lar.

Publicado por Alice Viralata/Alice Barbosa

NBA journalist and writer. Árbitros NBA creator, website about NBA refereeing - visit our Twitter and Instagram! Jornalista e escritora, criadora do projeto Árbitros NBA (site, Twitter e Instagram). Periodista y escritora, creadora del proyecto Árbitros NBA (sitio web, Twitter e Instagram).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: