Dia do Jornalista – cobrir é diferente de opinar

Por Alice Barbosa (@aliceviralata), jornalista e fundadora do Árbitros NBA

O Árbitros NBA é a casa do jornalismo focado na arbitragem

Nesta quarta-feira, dia 07, é celebrado o Dia do Jornalista, e explico, em um texto em primeira pessoa – uma ironia do destino nesta data -, o que é o projeto Árbitros NBA e os caminhos a serem seguidos.

O Árbitros NBA nasceu em setembro de 2020 como um desmembramento do meu Twitter pessoal, onde comento também sobre basquete. A cada dia passei mais a me interessar sobre as regras da NBA e, principalmente, quem são os homens e mulheres por trás do apito.

Replay Center da NBA, o local onde a informação de arbitragem vira pauta da mídia. Foto: USA Today.

O interesse dos fãs do esporte no assunto ainda pouco abordado no Brasil, levou a uma demanda maior, e assim foi criado nosso Instagram e o site. O IG, assim como o Twitter, vêm apresentando um sólido crescimento a cada dia, e as duas redes são fonte de resumo e divulgação do conteúdo do site.

Aqui a abordagem é 100% jornalística, ou seja: nos concentramos em hard news (notícias) e nas histórias chamadas de frias, ou seja, as que independem da temporalidade. Esses textos fazem alusão a pessoas que marcaram a arbitragem da NBA. Temos espaço para colunistas, que emitem opiniões sobre a NBA; porém, nossa linha editorial principal é a notícia, com foco na arbitragem.

Com o compromisso desse jornalismo sério, o escopo do site cresceu, e atualmente abordamos assuntos ligados à arbitragem brasileira e de outras ligas mundiais.

O Árbitros NBA é a casa do jornalismo focado na arbitragem.

Publicado por Alice Barbosa

NBA journalist and writer. Árbitros NBA creator, website/social media about NBA refereeing. ECB editor. Jornalista e escritora, criadora do projeto Árbitros NBA (site, Twitter e Instagram). Editora no Esporte Clube Basquete. Periodista y escritora, creadora del proyecto Árbitros NBA (sitio web, Twitter e Instagram). Editora en Esporte Clube Basquete. @aliceviralata @arbitrosnba

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: