Por Alice Barbosa (@aliceviralata), jornalista e fundadora do Árbitros NBA
O Árbitros NBA é a casa do jornalismo focado na arbitragem
Nesta quarta-feira, dia 07, é celebrado o Dia do Jornalista, e explico, em um texto em primeira pessoa – uma ironia do destino nesta data -, o que é o projeto Árbitros NBA e os caminhos a serem seguidos.
O Árbitros NBA nasceu em setembro de 2020 como um desmembramento do meu Twitter pessoal, onde comento também sobre basquete. A cada dia passei mais a me interessar sobre as regras da NBA e, principalmente, quem são os homens e mulheres por trás do apito.

O interesse dos fãs do esporte no assunto ainda pouco abordado no Brasil, levou a uma demanda maior, e assim foi criado nosso Instagram e o site. O IG, assim como o Twitter, vêm apresentando um sólido crescimento a cada dia, e as duas redes são fonte de resumo e divulgação do conteúdo do site.
Aqui a abordagem é 100% jornalística, ou seja: nos concentramos em hard news (notícias) e nas histórias chamadas de frias, ou seja, as que independem da temporalidade. Esses textos fazem alusão a pessoas que marcaram a arbitragem da NBA. Temos espaço para colunistas, que emitem opiniões sobre a NBA; porém, nossa linha editorial principal é a notícia, com foco na arbitragem.
Com o compromisso desse jornalismo sério, o escopo do site cresceu, e atualmente abordamos assuntos ligados à arbitragem brasileira e de outras ligas mundiais.
O Árbitros NBA é a casa do jornalismo focado na arbitragem.